26.11.08

Enchentes em SC

Caros,

Como vocês já devem saber, Santa Catarina está enfrentando uma tragédia, uma calamidade que encontra ecos em nossa história não tão distante assim, por isso mais uma vez a Santa e Bela Catarina precisa de sua ajuda, quem puder ajudar pode fazer donativos para a Defesa Civil de SC, através das seguintes contas correntes: Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7 / Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0. O / BRADESCO S/A - 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1 nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57.
A prefeitura de Itajaí (ao contrário do que a Globo vem falando a cidade mais atingida pelas enchentes, com mais de 80% do município encoberto pelas águas durante o período mais crítico) também abriu uma conta corrente no BB para receber donativos, o nome da conta é "Doações Enchente Itajaí 2008", agência 0305-0 c.c. n° 52222-8
Além disso estamos precisando principalmente de alimentos, remédios, roupas, colchões, cobertas e água potável...
Doadores de outros estados devem entrar em contato com a Defesa Civil de seu estado para saber para onde enviar os donativos.
Doadores de SC podem encaminhar seus donativos para:
- Rede BIG de Balneário Camboriú, Florianópolis e Joinville e o Nacional Florianópolis: recebe roupas, cobertores, água potável, alimentos não-perecíveis, colchões e móveis
- Rede Mastervale (26 municípios): recolhe agasalhos e roupas de cama que serão repassados para a Defesa Civil de Rio do Sul
- Força Sindical de Santa Catarina: recebe donativos como colchões, calçados, alimentos não-perecíveis e fraldas. Rua José Siqueira, 90, Bairro Ressacada, em Itajaí. Contatos (47) 9927-5112 e (48) 9981-4522
- Mesa Brasil Sesc: aceita doação de alimentos não-perecíveis, produtos de higiene e limpeza e roupas. Informações pelo 0800 643 4363 (Mesa Brasil) ou no www.sesc-sc.com.br.
- Senac Santa Catarina: arrecada alimentos e cobertores. As doações podem ser feitas em qualquer unidade do Senac no Estado até sexta-feira. Informações (48) 3357-4197.
- Sine: os postos estão abertos para servir de abrigos ou centrais de atendimento aos desabrigados, e para doações de alimentos, cobertores e colchões. Informações no telefone (48) 3229-3600.
- Assembléia Legislativa: Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, em Florianópolis. Telefone (48) 3221.2500.
- Procon: Rua Deodoro, 209. Informações no (48) 3251-4400
- Secretaria do Estado da Saúde: roupas, alimentos não-perecíveis, artigos de cama, mesa e banho. Rua Esteves Júnior, 160, no Centro.
- Universidade Federal de Santa de Catarina (Ufsc): recebe lençóis, cestas básicas, roupas, cobertores, colchões, toalhas de banho, travesseiros, camas e outros móveis. As doações devem ser feitas das 8h às 19h, na Reitoria e no Centro de Cultura e Eventos. Informações (48) 3721-9537 e (48) 3721-9270.
- Primeira Igreja Batista (PIB): recebe doações de roupas e alimentos, que podem ser entregues na Rua Tenente Silveira, 474, em Florianópolis. Informações nos telefones (48) 3879-3659 ou (48) 3879-0864.
- Gerência de Educação de Lages: central das doações. Rua Rio Branco, 456, ao lado da Escola Belizário Ramos, no Bairro São Cristóvão. Telefones de plantão (49) 3225-1244 e 8839-1875.
O foco dessas informações é Itajaí, a cidade onde moro e, como falei, a cidade mais atingida, o número oficial de desabrigados aqui era de mais de 10 mil, tenham certeza que na realidade esse número deveria ser bem maior. Outras cidades tiveram um alto número de mortos por deslizamentos, mas em Itajaí ainda nem existe número oficial, tamanha a dificuldade em chegar nos locais mais atingidos, apenas quando a água baixar totalmente teremos como contabilizar o tamanho desta tragédia, tenham certeza estaremos contando corpos até o natal pelo menos...
Caso alguém tenha algum parente por aqui com quem tenha perdido contato pode entrar no site
Notícias da enchente nos sites:
http://www.defesacivil.sc.gov.br/
Itajaí: http://arcadenoe.ning.com/ http://soconacostela.blogspot.com/ http://www.diarinho.com.br/ http://desabrigadositajai.wordpress.com/ ou http://diarinhonachuva.blogspot.com
Blumenau - http://allesblau.net/ e http://listaenchente.blogspot.com/

Muito obrigado!

3 comentários:

Anônimo disse...

No blog Por Acaso www.poracaso.com você encontra informações atualizadas e em tempo real sobre a região de Jaraguá do Sul e Vale do Itapocú.

Se possível divulgue sobre a Caravana da Solidariedade.

Em 3 dias um pequeno grupo de voluntários já arrecadou mais de 6 toneladas de alimentos, além de diversos outros produtos e eletrodomesticos.

A campanha já esta motivando grupos de outras cidades, em Guarmirim irá ocorrer evento semelhante neste sábado.

Anônimo disse...

Olá!

Sou diretor de arte do Estúdio Foma e em parceria com um estúdio de SC estamos mobilizando um canal de comunicação online (site) para facilitar a comunicação para pessoas que podem ajudar e pessoas que precisam de ajuda, voltada para empresas e instituições. (listar Quem pode ajudar e Quem precisa de ajuda)

No momento estou procurando blogueiros/pessoas que podem estar ajudando a alimentar esse site (pesquisa e cadastro destes lugares ou pessoas por exemplo) e vi que vc tem bastante informações úteis. Mas como não tenho muito tempo pra ficar lendo todos os posts de todos os blogs,e organizar as informações pergunto:
Você conhece mais pessoas que poderiam ajudar a levantar e organizar esses dados?

Precisamos, inicialmente de:

- uma lista de empresas/instituições/pessoas que estão se mobilizando (que estão dispostos a ajudar seja de qualquer forma,no transporte, taxi aéreo,doação de roupas, alimentos, água, medicamento. produtos de higiene, até ração para animais, recebimento de doações,etc) - podemos fazer um formato padrão para facilitar posteriormente na hora dos cadastros.

- programador PHP para programar o site! Muito importante!

- principais informações úteis e sobre sobre a situação em resumo dos fatos?

-dicas, sugestões de como podemos ajudar mais de forma inteligente e prática!

se puder ajudar, favor enviar email para enzo@foma.am ! obrigado!

Anônimo disse...

Fellini, apesar de estarmos muito longe da sua cidade, como também de Blumenau e Florianopolis, estamos sensibilizados pelo ocorrido nessa região.
Mas, estamos orando para que o Senhor Jesus interceda junto ao Pai (Deus) e reveja o porque de tanta catástrofe, pois temos certeza que a grande maioria da população não merece tanta penalidade.
Que Deus os abençoe!