20.9.05

Ratoeira

Terminei Maus. Lógico, podia ter começado e terminado no dia em que o livro chegou lá e casa, mas eu queria saborear. Ler umas cem páginas, cuidando pra não babar em cima, depois ficar viajando por horas, falando sozinho "Gênio! Art Spiegelman é GÊNIO!!!", "Malditos Nazistas!!!", "Cara... Como foi que o mundo deixou isso tudo acontecer?!?!?!"... (não que eu já não tenha pensado em tudo isso há uns 15 anos atrás quando eu devo ter visto meu primeiro filme sobre o Holocausto mas, pra mim ao menos, Maus causou choque, deslumbramento, um puta impacto!), depois mais umas oitenta, e por fim mais cento e poucas... A história de Vladek é por si só admirável, angustiantemente admirável (?), depois, os efeitos que tudo aquilo teve sobre o homem (ou sobre o rato?) e sua família... os próprios desenhos são geniais, criando uma ambientação intensa... enfim, terminei Maus... e já quero recomeçar a leitura.
Acho que quando estava no colégio algumas aulas de História poderiam ser evitadas, era só pedir pros alunos lerem Maus, muito mais didático!

Nenhum comentário: