7.10.05

Make Love, not war...

Eu não devia me meter a escrever sobre o desarmamento, sei que não devia, e talvez esse post não seja tanto sobre o desarmamento quanto sobre a irracionalidade das pessoas que o defendem. Não que eu seja particularmente dono da verdade, bastião da moralidade, detentor de um conhecimento superior sobre o assunto. Não.

Acontece que algumas pessoas que considero e admiro, cuja racionalidade nunca antes havia sido questionada por mim, tem defendido a idéia absurda de que todo cidadão tem o direito a portar uma arma de fogo, com os argumentos mais frágeis (não são todos?), menos dotados de lógica que há.

Tudo começou, como quase toda discussão começa hoje em dia num ambiente de trabalho, com uma troca de e-mails. No caso, uma dessas correntes, spams, you know, anoying mail. Essa mensagem defendia o "direito" do cidadão comum "se defender" portando armas, e os "argumentos" que apresentava não são importantes agora, o importante é que suscitou o debate nas mesas próximas da minha e qual não foi minha surpresa quando percebi que, de cinco colegas de trabalho, apenas um é, como eu, a favor da proibição.

Quando tentei explicar minha posição citando, como é perigoso manter uma arma de fogo dentro de casa, como as demais pessoas, filhos principalmente, são expostas a um risco enorme, entre outros pontos, fui contestado com a afirmação de que é possível e até fácil esconder a arma dos filhos, nesse ponto eu argumentei: "Pô, véio! Tu não teve infância? Criança descobre tudo em qualquer lugar, é pior que cão farejador...", ao que meu amigo rebateu: "Não, cara, você deixa ela descarregada, esconde ela bem, põe num cofre..."

OK! Vamos visualizar: Você compra uma arma pra se defender, que é o que eles alegam que precisam fazer já que a polícia não faz, pra que seus filhos não achem a arma, você a guarda num cofre em que só você sabe a combinação, ou a esconde em algum lugar child-proof, descarregada, guardando então a munição em outro (não adianta nada você esconder as duas coisas juntas, se seu filho acha uma...), enfim, entra o ladrão na sua casa às 2:30 da matina, você ouve o barulho, levanta, vai ver o que é, constata que deve ser um ladrão, vai pro cofre, tenta enxergar os números e começa a girar o botãozinho atrás da combinação, enquanto você tenta decidir se é 38 pra direita ou pra esquerda, você já tá morando 7 palmos debaixo da terra!!! Puta merda! Ou, vá lá, você sobe numa cadeira, pega a arma escondida sobre o lustre, vai e começa a arrastar o armário pra pegar a munição atrás, até você engatilhar a primeira bala, o ladrão já tá na casa dele assistindo o Cidade Alerta (ainda passa isso?), mostrando a sua entrevista contando o roubo, na sua televisão!!!

Outro argumento usado pelo meu amigo, ainda mais estapafúrdio, foi: "Quero ver tu apoiar o desarmamento, se alguém matar/roubar/sequestrar tua filha/teu filho!!!" Bom, eu não tenho filhos, nem o cara que falou. Tenho duas irmãs pequenas, lindas e maravilhosas que eu amo muito! E, na hipótese, de alguém fazer algo, qualquer coisa, que venha a ferí-las, atentar contra a vida delas de qualquer forma, pode ser que eu queira, até tente me vingar, infligir sobre a vida de qualquer ser que venha a ameaçá-las, punição igual ou superior ao mal causado, mas isto, provavelmente nunca passará do campo das idéias e, se passar, eu sei, todos sabemos, que nunca trará conforto, nunca reparará qualquer dano causado. Caso o(s) autor(es) deste hipotético crime, venham a ser presos e condenados, quem é capaz de determinar e/ou executar a punição que eles merecem? Eu? A Justiça? Deus? Os companheiros de cela? É mais uma situação em que o porte de armas é injustificado, inútil.

Eu sei que não sou conhecedor pleno de números, estatísticas, fatos. Não sou expert no assunto e não tive nenhum parente assassinado, sequestrado, estuprado. Sou apenas um cidadão comum, que deseja o bem pra todos e sei que muitas pessoas que defendem o porte de armas desejam o mesmo, e são também cidadãos comuns, pessoas boas, íntegras and whatever, mas eu torço, apesar de ainda ser um pouco cético, torço por um mundo melhor, e esse mundo, pra mim, tem bem menos armas, pra não dizer nenhuma...

Nenhum comentário: